A fim de mostrar para a população que com câncer não se brinca, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) promoveu na manhã deste sábado (01/11) a 3ª Caminhada pela Vida. O evento marca o término das atividades do Outubro Rosa, focado no câncer de mama, e dá início às ações do Novembro Azul, movimento que visa alertar a população para a importância da prevenção do câncer de próstata. Às 8 horas da manhã os participantes já chegavam à Praça da Catedral, de onde saíram às 9 horas, com trajeto pela Av. 1º de Junho, Rua Goiás, Av. 7 de Setembro e finalizando na Praça do Santuário. Além da caminhada, houve ainda apresentação da banda da Polícia Militar, as participações dos Bombeiros, motociclistas do Tigres do Asfalto e da apresentadora Mônica Cunha (programa Bem Viver - TV Integração).
Ao longo do mês de outubro, a ACCCOM realizou orientação, palestras, atendimento em Divinópolis e cidades da região, e modificou a iluminação do Centro Assistencial e Administração, da Casa de Apoio ao Portador de Câncer e do Centro de Reabilitação Oral para a cor rosa. Para o mês de novembro, também serão promovidas diversas atividades de conscientização para a prevenção do câncer de próstata. Segundo a assessoria da ACCCOM essas ações são importantes para reunir as pessoas e chamar a atenção da população sobre a necessidade de prevenção dessas e outras doenças. "É muito importante as pessoas se unirem para prevenir", completou Consuelo Reis Fonseca, assessora de imprensa da entidade.
O câncer se descoberto na fase inicial tem mais chances de cura. No entanto, o maior entrave na prevenção do câncer de próstata ainda é o preconceito dos homens, que "zelando pela masculinidade" se recusam a realizar os exames preventivos, sendo um deles o de toque retal. Todo homem a partir de 45 anos deve realizar exames preventivos de câncer de próstata, assim como, todas as mulheres a partir de 40 anos devem fazer a mamografia, e após a primeira menstruação a mulher deve fazer periodicamente o autoexame.

Nenhum comentário: